Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin/Attack on Titan), de Hajime Isayama – Volume 2

ataque dos titãs 1

Eirrou!

Dando prosseguimento às resenhas do mangá Ataque dos Titãs, esta semana vou falar sobre a segunda edição. Se você perdeu a resenha do primeiro volume, é só dar uma olhada aqui.

Se você ainda não leu o mangá, vale aquele aviso de que tem SPOILERS adiante.

Volume 2

ataque dos titãs 2u

A segunda edição de Ataque dos Titãs mantém a empolgação do primeiro volume, com direito a mais algumas reviravoltas imprevisíveis.

ataque dos titãs 2c

Como a primeira edição terminou com Eren Yeager sendo devorado por um titã, a história passa a seguir Mikasa Ackerman, irmã adotiva de Eren. Mas, antes de chegarmos na Mikasa, reencontramos Armin Arlert, melhor amigo de Eren e Mikasa, que está tentando lidar com o trauma de ver Eren se sacrificando para salvá-lo. Armin se perde nas memórias de infância, das vezes que foi atacado por garotos mais velhos e salvo por Eren e Mikasa. A amarga conclusão de Armin, de que o mundo não passa de um lugar voltado para a sobrevivência dos mais fortes e que aos fracos só resta a morte, ressoa com a trama de Mikasa que iremos acompanhar dali em diante.

ataque dos titãs 2d

ataque dos titãs 2v

Uma vez mais, o retrato do desespero da cidade invadida pelos titãs é impressionante. A cena em que Armin encontra uma de suas colegas de treinamento tentando salvar (em vão) a vida de seu namorado é intensa e do mal.

ataque dos titãs 2e

A trama de Mikasa começa na passagem da Muralha Rose, pela qual a população civil está sendo evacuada da cidade invadida pelos titãs. Um comerciante poderoso bloqueou a saída com uma carroça e argumenta que seus produtos valem mais do que as vidas das pessoas ao redor. Mikasa não apenas mata (com muita classe e precisão) um titã que está prestes a devorar a população indefesa, mas ainda dá um jeito no imbecil do comerciante e salva a galera. O ponto da cena? Mikasa é foda e não tá de brincadeira. Fora isso, essa situação serve para ilustrar que Mikasa não é uma psicopata de olhar frio e distante, mas que alguém que aprendeu a se comportar assim para sobreviver.

ataque dos titãs 2x

Emocionada (ainda que não aparente), Mikasa começa a se lembrar de seu passado, do dia em que conheceu Eren. Esse é um pedaço da história que, mais uma vez, mostra porque Ataque dos Titãs é tão legal. A maneira como os dois personagens se tornaram próximos é uma das coisas mais pesadas que eu li ultimamente.

ataque dos titãs 2ag

Em resumo, os pais de Mikasa são assassinados porque a mãe dela é oriental – a última oriental que restou no mundo conhecido. A intenção dos criminosos era a de vender Mikasa e sua mãe, mas como ela reagiu para salvar a filha, apenas a garota ficou viva.

ataque dos titãs 2z

Eren e seu pai, Grisha Yeager (um médico que está, aos poucos, se revelando meio Dr. Frankenstein), encontram os corpos dos pais de Mikasa. Grisha parte em busca de ajuda e pede para Eren se esconder. Eren, no entanto, descobre o esconderijo dos criminosos e consegue matar dois deles e libertar Mikasa. Quando um terceiro bandido volta para o casebre, no entanto, Eren é facilmente rendido. Prestes a ser estrangulado, Eren incita Mikasa a pegar uma faca caída no chão e reagir, pois só aqueles que são fortes e lutam são capazes de sobreviver – e a garota, depois de uma bela e terrível epifania, termina matando o terceiro assaltante.

ataque dos titãs 2h

O tema da edição (e um dos grandes temas de Ataque dos Titãs), a sobrevivência do mais forte, é bem claro nessa cena com as duas crianças e os bandidos. Ainda que explicite que é difícil não ter uma visão de mundo assim diante de circunstâncias limite como as que os personagens estão encontrando a cada página, eu gosto da maneira como a história deixa claro que há algo além do que os personagens estão enxergando naqueles momentos. Estou bem curioso pra ver onde essa discussão vai parar, mas já fico feliz de ver que não estou diante apenas de uma história derrotista ou cínica, cheia de pessimismo vazio. Tenho a impressão de que, por mais que Ataque dos Titãs se revele no final como uma história pessimista, que não estou acompanhando algo que é derrotista só pela segurança mesquinha que o derrotismo traz. Afinal, tem alguém que ainda não está de saco cheio de gente e de obras que são amargas só por preguiça de serem outra coisa?

ataque dos titãs 2aa

O momento backstory termina com Mikasa decidida, após o sucesso da evacuação da população civil, a ir ajudar seus amigos e encontrar Eren. Ela diz para si mesma que, enquanto tiver Eren, ela tem um motivo para seguir viva. Pois é, Mikasa mal sabe o que está prestes a descobrir.

ataque dos titãs 2ab

Com o fim da evacuação, as tropas precisam bater em retirada. Só tem um problema: o gás que serve de combustível para o mecanismo de movimentação tridimensional que eles usam precisa ser reabastecido, e a central de reabastecimento foi dominada pelos titãs.

Mikasa encontra Armin e seus companheiros de treinamento, só para descobrir que Eren e outros amigos foram devorados. Armin, que está traumatizado e em frangalhos, não consegue acreditar na firmeza com que Mikasa lhe diz que aquela não é uma boa hora para se deixar levar por sentimentos, que eles precisam lutar para sobreviver.

ataque dos titãs 2j

Mikasa se volta para o pelotão de sobreviventes e diz que, se necessário, ela vai lutar contra todos os titãs que estão circundando a base de abastecimento, e se diz capaz de matar todos os gigantes sem a ajuda de covardes. E lá vai Mikasa dar uma de Lobo Solitário de novo.

ataque dos titãs 2q

Uma virada de personagem interessante começa aqui. Jean Kirstein, um dos colegas de treinamento de Eren, Mikasa e Armin, e que até agora era só um moleque mimado e convencido, que queria mais era fugir da guerra e levar uma vida fácil, perde seu melhor amigo durante o conflito com os titãs. Ao sentir a dor da perda e presenciar o terror da guerra, Jean começa a mudar. Logo depois do discurso muito pouco motivacional de Mikasa, Jean (que tem uma paixão escondida por ela) se levanta e consegue liderar os sobreviventes, fazendo-os se juntar à ofensiva de Mikasa. Só que, para salvar o grupo que está liderando (e sua própria pele), Jean se vê obrigado a usar a morte de três colegas pelas mãos dos titãs como uma distração, que abre caminho para que eles cheguem à base de abastecimento antes que o gás de seus equipamentos acabe. E essa é uma decisão que vai pesar na consciência dele pro resto da vida.

Por mais que tente esconder seus sentimentos, Mikasa perde o controle e gasta todo o gás de seu mecanismo de movimentação. Indefesa, ela cai no chão e se vê destituída de qualquer motivação para continuar viva. Perdida em suas lembranças, enquanto dois titãs se aproximam dela, Mikasa se lembra de Eren e diz a si mesma que o mundo é cruel e belo.

ataque dos titãs 2n

É só então que ela percebe que está, uma vez mais, prestes a morrer e com uma faca em suas mãos, depois de todos esses anos. As palavras de Eren, que a incitaram a sobreviver quando criança, voltam a ressoar em seus ouvidos, e Mikasa se levanta, pede desculpas a Eren e decide que irá lutar, pois se morrer não poderá mais se lembrar de Eren.

ataque dos titãs 2m

Por mais que a personagem continue sendo motivada pela violência e pela guerra, é daquilo que está por trás dessas motivações que Ataque dos Titãs está falando. Mais um ponto pro mangá.

E, bem, a essa altura do campeonato, acho que ninguém mais tem qualquer dúvida de que a Mikasa é apaixonada pelo Eren, certo?

ataque dos titãs 2ad

Antes que Mikasa (tente) atacar o titã que se aproxima dela, o outro que estava às suas costas corre e o soca. O mano a mano de titãs não dura nem um minuto, em pouco tempo o titã de cabelos compridos e fúria nos olhos trucida o gigante que estava prestes a devorar Mikasa.

Assombrada (e animada), Mikasa vê no titã que salvou sua vida a encarnação da fúria da humanidade.

ataque dos titãs 2ae

Bom, se você está seguindo a história até aqui e deu uma olhada de leve no titã que salvou a Mikasa, já sacou a maior virada desta edição: Eren se transformou num titã. A minha empolgação, nesse momento, atingiu níveis estratosféricos. É pra ver esse tipo de coisa acontecendo que eu estava lendo o mangá!

Armin e Connie Springer (o burrinho bem-intencionado), outro companheiro de treinamento de Mikasa e Eren, tiram Mikasa do meio da confusão, enquanto Eren titã destrói todos os outros titãs que passam pelo seu caminho. Armin decide se sacrificar por Mikasa e lhe dá seu equipamento, que ainda tem gás o bastante para ela alcançar a base de abastecimento. Connie e Mikasa, no entanto, decidem não deixar Armin para trás. E é aí que o lado estrategista de Armin volta a funcionar, e o garoto dá a idéia do trio usar o titã Eren para abrir caminho e limpar a área ao redor da base.

ataque dos titãs 2b

Daí em diante, com a ajuda do Eren titã, eles conseguem chegar à base de abastecimento. Armin bola mais um plano para limpar a base dos titãs menores que a invadiram e, resumo da ópera, as coisas dão certo (na medida do possível).

Com seus equipamentos abastecidos, é hora dos militares sobreviventes baterem em retirada pro outro lado da Muralha Rose. Só que, a essa altura, o titã que os ajudou está sendo devorado pelos outros. Antes que Mikasa e alguns de seus colegas partam para o resgate, o titã do bem dá um show de selvageria e destroça os outros que o estavam devorando. Esgotado, o titã cai no chão e começa a se desmanchar.

No meio da névoa que o titã deixa para trás, Eren se desgruda da nuca do gigante, com seus braços e pernas intactos. Mikasa vai até Eren e o abraça, chorando. Armin se aproxima, perplexo por ver seu amigo inteiro novamente.

ataque dos titãs 2s

Ao redor do trio, os militares sobreviventes silenciam, abismados ao descobrirem que foi Eren quem os salvou.

ataque dos titãs 2af

Esse é o fim da segunda edição, que eu achei muito boa. Os dois pontos altos, claro, são a história de Mikasa e a primeira aparição de Eren como um titã.

Assim que a terceira edição de Ataque dos Titãs chegar às bancas, posto minha resenha aqui no Coelho Matador.

Valeu!

mikasa attack on titan

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s